domingo, 6 de setembro de 2015

Segundo livro de Paula Carneiro


“Século XXI, relacionamentos complicados, dúvidas, coisas do dia-a-dia, ponto de vista, religião, felicidade. Buscar o equilíbrio, simetria, conexão e luz, tudo isso é o que queremos. A todos de sensibilidade ímpar recomendo este livro”. Esta é a apresentação da escritora Paula de Azeredo Coutinho Carneiro, a todo tipo de público, na divulgação de seu segundo livro, lançado em maio: “Artigos: Educação, Pensamentos, Deus”. Ela, que é colaboradora de O Imparcial desde 2010, conta que compilou seus artigos publicados no diário e os traz agora todos juntos nesta obra em 224 páginas, da editora Biblioteca 24 horas.
Segundo Carneiro, a repercussão dos leitores com as publicações ao longo dos dois anos foi o que a incentivou na elaboração da obra.
De acordo com a articulista, as pessoas ligavam, mandavam e-mails expressando grande interesse pelo que ela escrevia no jornal, o que lhe rendeu inclusive algumas oficinas em escolas de outras cidades, onde o diário é veiculado. “Algumas até utilizaram meus artigos para realizarem algum tipo de trabalho. Me animei com o feedback,então subdividi os textos em três assuntos, que deram nome ao livro, e ai está a obra pronta”, expõe.
Carneiro, que é coordenadora do Colégio JP, ressalta que cada capítulo tem uma abordagem bastante específica. No primeiro, “educação” ela aborda principalmente o século XXI, o professor, os problemas de pais com relação à educação escolar dos filhos, vestibular, alguns assuntos sobre o mundo digital presente na atualidade e, a geração Y, que é uma referência aos jovens que nasceram na década de 1980 já conectados à tecnologia.
Ela comenta que o perfil deles é totalmente diferenciado, praticamente nascem sabendo tudo sobre internet. Enquanto que os que são de décadas anteriores precisaram fazer cursos, inteirar-se do que seria isso, e alguns ainda nem sabem mexer em um computador. “As características que definem essa geração é fazer tudo muito rápido e ao mesmo tempo, assim como é na internet”, pontua.

Cotidiano e Valores

No segundo capítulo, a escritora traz fatos que ocorrem no dia-a-dia das pessoas como a discriminação, o preconceito, mulheres, e aproveita também eventos sociais como o Rio + 20 para discuti-los. Ressalta neste período, a questão do amor e como manter uma boa relação com os vizinhos. “A gente vê tantas desavenças entre vizinhos na TV não é mesmo? Que não se respeitam, outros sequer se falam. E os meus são tão maravilhosos que achei que merecia exaltá-los no livro”, confessa.
“Deus”. Este é o terceiro capítulo onde, ela, apesar de ser católica, não focou em nenhuma religião específica e sim nos valores religiosos em um todo. “Deus precisa estar vivo dentro do coração das pessoas e todas o tem dentro de si. E para ter a certeza disso, basta em algum momento aclamá-lo em seu interior e Ele responderá. Deus nos ama incondicionalmente sempre”, exclama.
Aos interessados, o livro está à venda no site www.amazon.com, no valor de R$ 23, basta digitar Paula Carneiro, já abre o link tanto deste livro, quanto do primeiro da escritora, sobre educação: “Escola & Empresa: Um só caminho: Orientações para ampliar a visão dos profissionais da educação”. Carneiro lembra que ao adquirir este exemplar, o leitor ganha o direito à licença de uso no portal www.biblioteca24horas.com, por tempo pré-determinado, através delogin (pessoal e intransferível) com o benefício ao acesso em formato digital.
“O que me dá prazer não é vender muitos livros, mas sim ver o trabalho feito, e de uma forma muito agradável, bonito, fruto da oportunidade que O Imparcial me deu”, destaca.

Referências Bibliográficas
Conforme a articulista, para escrever qualquer coisa é preciso se fundamentar antes e não ficar só no “achismo”. Ela conta que antes de criar seus artigos, assiste televisão para ficar por dentro das notícias, além de ler vários livros. E prova disso são as várias referências bibliográficas neste livro. Como Marilena Chauí, por exemplo, que segundo ela, escreve muito sobre psicologia, filosofia E sociologia; Pierre Lévy, que aborda as tecnologias; Juan Carlos Tedesco, Cosete Ramos, todos feras em educação; e, em especial, o professor José Camelo Ponte, uma sumidade em educação, que foi quem fez o prefácio de seu primeiro livro.
“Nunca sabemos de tudo e para não falarmos bobagens é necessário buscar embasamento no concreto. Ou seja, pesquisar o que outros já estudaram e comprovaram”, observa. O prefácio deste projeto foi elaborado pelo jornalista e escritor Odemir Alves.

Currículo Exemplar
Natural de Londrina (PR), Carneiro está em Presidente Prudente há 22 anos. Professora, coordenadora e pesquisadora em educação, ela é mãe de dois filhos, se dedica à família, a igreja onde é catequista e aos estudos.
É graduada em Letras Vernáculas pela Universidade de Londrina, pós-graduada em Semiótica pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); também tem pós em Gestão de RH pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ Prudente); pós em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá; e atualmente pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal de Niterói (RJ) em programa da Universidade Aberta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário